Vendas na internet: por que muitas empresas ainda preferem ficar de fora?
A internet veio a existir oferecendo um mundo novo de possibilidades e oportunidades. Em apenas 10 anos de evolução, entre 1997 até 2014 vimos um crescimento em 10 vezes na porcentagem de utilizadores da internet em todo o mundo, saindo de 6,3% de utilizadores da população mundial, para 64% em 2014. Em 2022 estima-se que existam um total de 5 bilhões de pessoas navegando ao redor do mundo.
A evolução da internet se deu pelo fato das incríveis facilidade que este meio nos proporciona, podemos pagar contas através dela sem sair de casa, comunicar com nossos amigos, comprar e vender produtos com a facilidade de receber na porta de nossa casa em questão de poucos dias.
Apesar de que a maioria de nós nos acostumamos a utilizar muito rapidamente, muitas pessoas ainda preferem ficar distantes, assim como diversas empresas preferem continuar com suas vendas apenas de forma física por diversos fatores.
Neste texto vamos descobrir 3 razões das principais razões para que muitas empresas ainda não transferiram suas vendas para o formato virtual, mas preferem continuar suas vendas com o modelo clássico.
Algumas pessoas ainda não tem interesse com o mundo virtual
Algumas pessoas, principalmente de gerações mais antigas, não adquiriram interesse ou não se acostumaram com a utilização de aparelhos eletrônicos e a internet.
Sendo que os computadores passaram a ser conhecidos popularmente na década de 80, mas apenas passou a ter um preço mais acessível durante a década de 90, muitas pessoas até hoje ainda não possuem acesso a um computador, visto que até o momento ainda não era considerado necessário.
Uma vez que a sua utilização está se tornado comum em passos extremamente acelerados, muitos proprietários de negócios já possuem idade mais avançada e infelizmente não aprenderam a utilizá-los e nem tem interesse, até porque o aprendizado destes aparelhos a partir de uma certa idade torna-se bastante desafiador.
Uma evolução essencial para o desenvolvimento da empresa, mas não para todos
É certo notar que atualmente a utilização da loja virtual e marketing digital é extremamente necessária tanto para atrair novos clientes quanto para aumentar a margem de vendas atraindo clientes que provavelmente não iriam a sua loja física, mas encontrariam o seu produto em sua loja virtual.
Para estas empresas administradas muitas vezes por nossos pais e mães encontram dificuldade para competir com os outros negócios os quais já expandiram as suas vendas para o mundo digital, no entanto a dificuldade em aprendizado neste novo mundo de utilização muitas vezes não compensa para certos proprietários de negócios.
Certos países não possuem tanta facilidade de acesso a tecnologia digital
Pois é, diversos países subdesenvolvidos ainda estão um pouco atrasados quando o assunto é desenvolvimento tecnológico e isso se deve ao fato da falta de recursos econômicos.
Em diversos países africanos e até mesmo da américa latina, a compra de produtos através da internet ainda representa uma porcentagem muito pequena quando comparado a compra de produtos em suas próprias lojas. Algumas pessoas ainda preferem visualizar os produtos de perto e tirar suas próprias conclusões antes de realizar a compra.
Nestes países onde o interesse pela compra online ainda não é muito grande, é possível que os gastos para manutenção da loja virtual seja superior que o próprio lucro da venda destes produtos online.
Custos para criação e mantenimento
É certo notar que a evolução da loja física para o mundo virtual é essencial para o desenvolvimento de uma empresa, no entanto é também importante notar que para que isso aconteça, é necessário um investimento e também custos de manutenção.
Se o proprietário do negócio tiver pouco ou nenhum conhecimento com o mundo virtual, será necessário então contratar todos os tipos de profissionais relacionados ao rumo para fazer com que a loja tenha uma boa qualidade, e isso pode exigir um valor em dinheiro disponível que pode não ser muito barato.